13 maio O essencial para sua primeira viagem a trabalho: Tudo o que você precisa saber
Talvez você já seja um viajante frequente e esteja muito acostumado com todos os trâmites de aeroportos, check-in, filas de raio-x, embarques, desembarques e todo este universo que cerca o mundo de viagens. No entanto, quando se trata de viagens a trabalho, onde o colaborador precisa seguir uma política de viagem, diversas dúvidas podem surgir.
Então, seja você um passageiro acostumado a viajar ou não, vem com a gente nesse blog que mostrará tudo que você precisa saber para viajar a trabalho pela primeira vez e desvendar as etapas de uma viagem corporativa.
O que significa viajar a trabalho?
Viajar a trabalho envolve o deslocamento de um ou mais colaboradores para representar a empresa em compromissos profissionais. Durante essas viagens, os funcionários têm a oportunidade de apresentar a empresa, seus produtos ou serviços, e de estabelecer conexões pessoais ao interagir com outras pessoas, sejam colaboradores, diretores ou consumidores.
Política de Viagens
É possível que você já tenha se familiarizado à Política de Viagens da sua empresa; no entanto, caso negativo, é recomendável que você pergunte ao seu gestor sobre como acessar essas importantes orientações.
Esse é o principal documento que irá nortear a sua viagem a negócios, o que pode e o que não pode, regras de reembolso etc.
Mas afinal, o que pode e o que não pode?
Em linhas gerais, todas as diretrizes sobre o que é permitido e o que não é durante uma viagem a trabalho estão detalhadas no documento de política de viagens da empresa. Por isso, é essencial que esse material seja transparente e compreensível!
Alguns pontos são comuns a praticamente todas as políticas de viagens corporativas, enquanto outros podem variar conforme os acordos estabelecidos entre gestores e colaboradores. Mas não se preocupe, pois todas as orientações e responsabilidades deverão ser comunicadas pelo seu líder direto ou pelo gestor de viagens.
Além disso, é o gestor quem irá fornecer todas as informações necessárias para a sua viagem, incluindo reservas de hotel, transporte, ingressos para eventos e demais documentos essenciais.
Nossa dica é: não viaje com dúvidas, o que não for compreendido, deve ser perguntado.
Ferramenta de Gestão
Algumas empresas utilizam as facilidades tecnológicas de uma ferramenta de gestão de viagens, tudo na palma da mão.
Nesse caso, o viajante consegue comparar os valores das passagens aéreas nos horários e dias que for mais conveniente para o seu compromisso, além de tarifas dos hotéis, localização das hospedagens e até alugar um veículo para a sua necessidade.
A solicitação dos serviços é enviada então para o gestor aprovar e em seguida os vouchers são emitidos.
Dessa forma os relatórios gerenciais do gestor ficam mais práticos e fáceis, porém, nem toda empresa utiliza este tipo de ferramenta, e as solicitações são feitas de forma off-line, via e-mail ou telefone.
Meio de Transporte
Escolher o meio de transporte para cumprir o seu compromisso é fundamental, e irá depender de diversos fatores, como: distância, tempo de permanência, custos etc.
Avião, carro alugado ou próprio, ônibus, trem ou outros meios, devem ser aprovados pelo gestor, se for utilizar veículo próprio veja sobre o reembolso de km rodados, seguro etc.
Alguns eventos são emergenciais, como manutenção de algum produto em um cliente distante, nesse caso, o avião geralmente se torna o mais ágil meio de transporte.
Uma estratégia valiosa para otimizar os custos em viagens corporativas é planejar os compromissos com antecedência e adquirir os serviços necessários o mais cedo possível. Compras realizadas próximas à data da viagem tendem a ser mais dispendiosas. Além disso, é fundamental estar ciente do calendário de eventos anuais, pois a realização de grandes eventos no destino da viagem, pode resultar em um aumento de custos das passagens aéreas, hospedagem e indisponibilidade de serviços, como locação de veículos. Portanto, a recomendação é sempre se antecipar e planejar com cuidado.
Aeroporto
Nem todas as pessoas estão acostumadas com as rotinas e procedimentos dentro do aeroporto, por isso é importante ter em mente essas regrinhas abaixo.
Check-in: O check-in deve ser realizado com antecedência, idealmente a partir de 72 horas antes do horário do voo até 60 minutos do horário de partida (algumas cias internacionais encerram o check-in 90 minutos antes da partida), por isso, evite deixar para a última hora.
Documentação: Para viagens nacionais, é obrigatória a apresentação de um documento válido com foto, como Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Registro Geral (RG) ou Passaporte, incluindo a CNH digital. Para voos internacionais, é essencial verificar os requisitos específicos, como a validade mínima do passaporte (geralmente seis meses), a necessidade de vistos, vacinas obrigatórias, como a de febre amarela, e a exigência de seguro-viagem. A falta de qualquer um desses itens pode comprometer o seu embarque.
Chegada ao Aeroporto: Recomenda-se chegar ao aeroporto com antecedência, especialmente para procedimentos como check-in e despacho de bagagens. Para voos internacionais é necessário chegar com pelo menos três horas de antecedência, e duas horas para voos nacionais. No entanto, para passageiros que realizam check-in online e não precisam despachar bagagens, é possível chegar com menos tempo de antecedência.
Grandes Aeroportos: Em aeroportos movimentados, como Guarulhos e Congonhas em São Paulo, e Santos Dumont e Galeão no Rio de Janeiro, é importante estar atento a grandes filas durante o embarque, especialmente nas áreas de inspeção de bagagens e raio-x.
Bagagem de Mão e Despachada: As companhias aéreas nacionais geralmente permitem uma mochila e uma bagagem de mão com dimensões de até 55x35x25cm para cabine, sem necessidade de despacho. Quanto às bagagens despachadas, o peso máximo permitido é de até 23kg, respeitando as medidas de 80x28x50cm (veja imagem abaixo). Algumas cias aéreas utilizam despacho de bagagem até 32kg para voos internacionais, é importante conferir no ato da compra, você pode solicitar voos com ou sem bagagem despachada.
Preste atenção aos itens que podem e que não podem ser carregados nas bagagens. Na dúvida pergunte.
Hospedagem
Sempre confira antecipadamente o seu voucher de hospedagem, nome do hotel, endereço, dia de entrada e de saída, se o café da manhã está incluso, evite surpresas desagradáveis na hora do check-in.
Durante o check-in aproveite para se informar sobre internet e senha, locais próximos para almoço e jantar, parques e outras facilidades que você precise.
Segurança
Se viajar é preciso, sentir-se seguro durante a sua viagem é essencial, e o gestor de viagens sabe disso, pois é uma obrigação legal e moral cuidar do funcionário durante toda a viagem.
Veja a possibilidade de contratar um seguro-viagem, mesmo para viagens nacionais e curtas, é um investimento importante e um cuidado extra com você.
Escolha hospedagens com boa localização, ou próximo do seu compromisso, desde que seja uma área segura, muitas vezes pagar um pouco mais vale a pena.
Tenha o contato direto com o seu gestor para casos de urgências e contratempos e o telefone emergencial da sua agência anotado em seus contatos. A Essêntir oferece atendimento 24 horas, todos os dias da semana, em casos urgentes opte por fazer uma ligação direta para a agência, evite enviar mensagens por SMS ou WhatsApp, pois essas podem demorar a chegar ou não ser entregues, se é urgente, ligue!
Ainda que o gestor tenha como obrigação cuidar da sua segurança durante a viagem, você também tem alguns cuidados extras muito importantes para evitar as famosas dores de cabeça.
Colocar cadeados na mala, coloque uma etiqueta com o seu endereço dentro da mala, fotografe ou filme a sua bagagem, pois caso extravie, fica mais fácil localizar ou se acontecer algum dano é possível mostrar.
Guarde bem o seu dinheiro em local seguro, usando doleiras (Money belt), manter documentos importantes no cofre do hotel, incluir senhas nos dispositivos eletrônicos como celular e notebook.
No destino, pergunte na recepção quais locais são mais seguros, evite ruas desertas.
Cuidado com a alimentação, dependendo do destino algumas comidas regionais podem não fazer bem e prejudicar o seu compromisso. Não é aconselhável o consumo de água de torneira e gelos, nesse caso prefira água mineral e bebidas industrializadas.
Reembolso de despesas
Algumas vezes será necessário solicitar reembolso de certas despesas tais como, locomoções internas, táxis, carros de aplicativos, ônibus, restaurantes, delivery etc., essas regras devem estar claras na Política de Viagens da sua empresa.
Como você está começando a viajar a negócios, não tenha medo de perguntar, não viaje com dúvidas, entre em contato com o seu gestor se necessário, fale com a sua agência. Com essas orientações e com tempo, tudo ficará muito mais fácil e fluído para você.
Aproveite as dicas e boas viagens!