03 ago Como calcular o ROI de uma viagem corporativa?
O retorno sobre o investimento é uma métrica importante que apresenta a relação entre o lucro e valor investido em uma viagem. Mas como calcular o ROI corretamente?
Com a instabilidade dos valores praticados entre companhias aéreas, os gestores de viagens se desdobram para garantir o melhor retorno sobre o investimento (ROI) às empresas em suas viagens corporativas.
Por isso, saber como calcular o ROI de uma viagem, é essencial. Apresentando métricas consistentes que justifiquem o investimento do cliente, assim como o rendimento obtido, é de extrema importância! Ainda mais para que a empresa possa visualizar suas conquistas e o alcance de metas em suas ações.
Mas afinal, qual a importância do ROI nas viagens corporativas?
Por trás de toda ação e investimento de uma empresa, há sempre objetivos atrelados à expansão dos negócios. E com a viagem corporativa não é diferente!
Cada dia mais presente nos planejamentos, as viagens corporativas se tornaram uma ferramenta valiosa para gerenciar equipes de outras filiais. Além de reunir-se com clientes distantes, promover produtos e fechar parcerias.
Mas, antes de realizá-las, é preciso convencer a empresa de que esse investimento é, de fato, necessário para alcançar metas. Portanto, é necessário apresentar dados claros e uma perspectiva de retorno em cada viagem. E é exatamente aí que o ROI entra em ação!
As métricas do retorno sobre o investimento (ROI) são extraídas a partir de valores inseridos em uma determinada ação. Com esse cálculo, é possível enxergar os lucros ou prejuízos sob o capital investido, auxiliando em decisões futuras.
Como calcular o ROI de uma viagem corporativa
A fórmula utilizada para a obtenção dessas informações é simples de ser aplicada, e ainda, pode fazer toda a diferença no planejamento das viagens a negócios.
Primeiro, subtraia o lucro obtido do valor de investimento, dividindo então o resultado pelo custo total da viagem. Ficou confuso? Calma. Veja como calcular o ROI da sua viagem facilmente:
Essa é a base para calcular o ROI:
ROI = (Lucro obtido – Custo da viagem) / Custo da viagem
Supondo que o custo da viagem tenha sido de R$ 3.000 e o lucro obtido seja R$ 10.000, teríamos então:
ROI = (10.000 – 3.000) / 3.000
ROI = 2,3
Isso significa que o retorno foi de 2,3 vezes o custo da viagem. Ou seja, de 230% – se apresentado em porcentagem.
Lembrando que, no campo de custo, é preciso conter o valor total investido para a viabilização da viagem corporativa, incluindo:
- Passagens;
- Hospedagem;
- Jantares ou almoços de negócios;
- Alimentação do funcionário;
- Transfers ou táxis.
A influência de uma boa gestão no ROI da viagem corporativa
Gestores de viagem lidam, diariamente, com o desafio de diminuir os altos custos das viagens corporativas. Porém, parte dessa economia está atrelada à organização e planejamento das viagens.
Sem a execução de um planejamento aprofundado, o ROI pode se transformar em transtornos para a empresa. Portanto, quanto antes se planejar uma viagem corporativa, menores serão as chances de imprevistos e perdas. Afinal, por meio do planejamento é possível avaliar os seus reais objetivos e traçar estratégias para alcançá-los,
Isso inclui uma política de viagens bem definida, contendo detalhes sobre o reembolso de despesas dos colaboradores e a prestação de contas sob valores antecipados.
Avalie o intuito de cada viagem e verifique quais realmente terão o potencial de oferecer um ROI atrativo ao fim da missão. Uma possibilidade de retorno baixo demais pode ser um motivo para declinar a viagem e investir os esforços em outra ação.
Conte com especialistas para que seu ROI seja sempre excelente
Com o crescimento no setor de viagens corporativas, as mudanças na área também são constantes. Por isso, é preciso se manter atualizado sobre as novidades e soluções capazes de auxiliar na economia, na otimização de tempo e no aumento de lucros das viagens a negócios.
Com a Essêntir Viagens, você garante que todos esses recursos sejam aplicados e executados da melhor forma, identificando oportunidades de economia e geração de ROI nas viagens corporativas.
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Um gestor de viagens corporativas precisa manter o olhar sempre à frente, solucionando antecipadamente os problemas! Além de, claro, gerar oportunidades a partir das viagens de seus colaboradores. Portanto, faça sempre suas análises e avalie se os objetivos foram alcançados, ok?!