29 mar Overbooking, o que é e como lidar com esse incoveniente
Uma prática bem comum entre as cias aéreas, o overbooking pode te fazer perder bons negócios ou atrasar projetos importantes, por isso é essencial entender melhor e conhecer o seus direitos.
Você precisa visitar um cliente importante, alguma reunião fundamental de negócios para a empresa ou mesmo passar por algum procedimento médico em outra cidade, porém, quando chega ao aeroporto descobre que o seu voo está com overbooking, as cias aéreas não usam essa palavra, uma vez que a prática, apesar de comum, é proibida.
Mas você sabe o que é o Overbooking?
Quando uma cia aérea vende mais bilhetes para um determinado voo do que a quantidade máxima de assentos no avião, e espera que nem todos os passageiros apareçam para o voo.
Porém nem sempre funciona, em alguns casos todos os passageiros comparecem e acontece o overbooking, a cia aérea precisa remanejar pessoas para outros voos ou até mesmo ressarcir o passageiro.
Outro motivo são as conexões, quando uma pessoa precisa tomar mais de um voo para chegar ao seu destino, se ocorrer um atraso no primeiro trecho, pode haver um overbooking no próximo voo e o viajante ter que esperar mais tempo até conseguir embarcar. Geralmente a cia aérea prioriza quem já está voando e irá tentar realocar em outros voos, os passageiros que estão iniciando a viagem.
O tamanho da aeronave também influencia nesse processo, caso o avião tenha ido para alguma manutenção, visto que a segurança é fundamental na aviação civil, e substituído por um aparelho menor, pode faltar assentos para os passageiros.
E os cancelamentos também interferem, e muito nos overbooking, já que os passageiros precisam ser reacomodados em outros voos.
Uma primeira dica, sempre reconfirme a sua viagem nos aplicativos ou websites das cias aéreas, assim elas já sabem que você pretende embarcar, ainda que imprevistos ocorram.
O que fazer se o Overbooking acontecer?
Procure o balcão da cia aérea, no aeroporto, para informações de como estão procedendo nesse caso, pesquise voos em outras cias para o mesmo destino e solicite alteração, se houver recusa procure um supervisor ou gerente.
ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil)
O próximo passo, caso a cia não resolva o seu problema, informar que conhece os seus direitos e que irá contatar a ANAC, procure o escritório ou algum funcionário do orgão diretamente no aeroporto.
Conheça os direitos dos passageiros em caso de overbooking de acordo com a ANAC:
- Reembolso integral da passagem, incluindo taxas de embarque;
- Solicitar um voo para o seu destino em outra cia aérea, sem custo adicional;
- Remarcar o seu voo para data e horário da sua preferência, sem custo para o passageiro;
- Ser acomodado no próximo voo para o mesmo destino da cia aérea ou outra cia, e se for necessário, receber compensação para alimentação, transporte, hospedagem;
- Concluir a viagem por outro meio de transporte, se houver.
Caso o passageiro fique insatisfeito com a solução do caso, poderá solicitar indenização pela justiça, nesse caso será necessário um advogado para representar o caso. A melhor forma é negociar diretamente com a cia aérea para resolver a situação.
No Brasil, geralmente o viajante pode receber em torno de R$ 250,00 para distâncias de até 1.100km e R$ 420,00 para distâncias superiores.
Atualize os viajantes da sua empresa para que saibam dos procedimentos e os seus direitos.
Fonte: ANAC, Argo Solutions.