Como levar dinheiro em viagens internacionais?

Como levar dinheiro em viagens internacionais?

Uma dúvida recorrente entre as pessoas que viajam para o exterior é como levar dinheiro para o destino, se é melhor em espécie, cartão de crédito, travel money ou bancos digitais.

Pensando nisso resolvemos esclarecer essas dúvidas nesse blog, falando de cada modalidade.

Dinheiro em Espécie

Essa é a forma mais clássica de levar dinheiro em uma viagem, nesse caso é necessário ir até uma casa de câmbio ou banco, e efetuar a compra da moeda desejada, dólar e euro, são os mais comuns por serem mais aceitos mundialmente.

É muito importante fazer uma cotação antes da compra, pois a taxa pode variar entre um local e outro, a tributação de compras em espécie é 1,1% de IOF (Imposto sobre Operação Financeira).

Algumas empresas oferecem compras online e você pode receber o dinheiro em casa, porém é de extrema importância comprar de empresas sérias e bem avaliadas.

O Banco Daycoval é uma das nossas indicações, por ser uma instituição sólida e séria, com ótimas taxas de câmbio. Clique aqui para simular uma cotação.

Existem diversas empresas prometendo taxas baixas de conversão na internet, tome cuidado.

Uma dica para evitar cair em golpes online, é consultar a reputação da empresa no site do Reclame Aqui.

É sempre recomendável levar um pouco de dinheiro em espécie em sua viagem, pois geralmente será necessário pagar algo em dinheiro.

Alguns países só aceitam pagamentos em dinheiro, pesquise o destino antes de viajar.

A desvantagem é o risco de assaltos, ao sair do hotel ou do local de sua hospedagem, carregue pouco valor em espécie, ou o necessário, bem guardado em sua roupa, ou “money belt”, também conhecido como doleira. Guarde o valor restante em cofres ou locais seguros.

Cartão de Crédito

O cartão de crédito foi durante muito tempo uma das formas mais utilizadas em viagens internacionais, por ser prático e aceito em inúmeros lugares, contudo ela é uma das formas mais caras também.

O IOF do cartão é de 5,38% (julho de 2023), e será reduzido anualmente até zerar em 2028, de acordo com o Banco Central.

A taxa de conversão do câmbio nos cartões não é clara, pois, os bancos cobram ainda um ágio/spread nas transações.

As compras são convertidas primeiro para o dólar antes do Real, por exemplo, se uma compra for feita em euros, o valor será convertido em dólar no câmbio do banco emissor + ágio/spread e só então para Reais. A compra pode ficar bem mais cara do que o previsto.

A vantagem do uso dos cartões é o acúmulo de pontos, milhas ou para obter cashback, se o seu cartão oferecer esses programas. Consulte seu banco para mais informações.

Antes de viajar para o exterior faça o aviso de viagem no aplicativo do seu banco, informando destino e período em que estará fora, sem essa informação as suas compras poderão ser recusadas.

Use o cartão somente como forma pontual ou emergencial durante as viagens, devido ao seu alto custo.

Conta Digital Internacional

Essa modalidade tem se popularizado ultimamente e é uma das melhores e mais baratas formas de utilizar o seu dinheiro no exterior, além de ser segura.

Os principais bancos que atuam hoje no Brasil, junho de 2023, são o Wise, Nomad e C6.

Esses 3 bancos não cobram taxa de abertura da conta e nem de manutenção. As operações podem ser feitas em mais de 50 moedas.

Trata-se de contas multimoedas, com a vantagem de oferecer um câmbio menor do que o praticado no mercado e incidir o IOF de 1,1%, o ágio/spread também é menor, no Nomad, por exemplo, é de 2%.

Esses bancos oferecem ainda, um cartão de débito que pode ser utilizado em lojas físicas e online, a conversão é feita de forma simples e direta.

Os cartões de débito não cobram taxa de uso e podem ser adicionados nas carteiras digitais como Apple Pay e Samsung Pay.

Paa abrir a conta em um desses bancos, é necessário baixar o aplicativo em seu celular, enviar fotos dos documentos solicitados e aguardar a aprovação da abertura da conta. Faça esse procedimento antes da sua viagem, pois ele pode demorar algum tempo para ser aprovado.

Travel Money

Essa forma de levar dinheiro para o exterior é bem antiga, os famosos travelers checks, eram uma espécie de cheques de papel com valores pré definidos, de acordo com a compra do viajante.

Hoje eles se modernizaram e se tornaram cartões de débito pré pagos, oferecidos por bancos e casas de câmbios.

Apesar de seguro e de ter um câmbio fixo, geralmente mais caro do que o normal, ele ainda incide a taxa de 5,38% de IOF, como os cartões de crédito, com a desvantagem de não acumular pontos ou milhas.

Ou seja, não se torna a melhor opção para viajantes.

Agora você já sabe como levar o seu dinheiro de forma segura e mais barata para o exterior.

Comente o que achou desse artigo, e se já enfrentou algum problema com a moeda local pela falta de conhecimento.

Aproveite para compartilhar estas dicas com seus amigos.