Turismês: o manual pra quem está começando a viajar

Turismês: o manual pra quem está começando a viajar

O turismo faz uso de muitos códigos para facilitar a comunicação. Se você está começando a viajar pela empresa, conheça o nosso manual Turismês.

Para quem é novo no turismo é legal saber que essa aérea possui um vocabulário próprio que facilita bastante na hora de enviar informações ou reservar voos, nomes de aeroportos etc. Se você viaja a trabalho, é bom conhecer algumas palavras do turismês para eventualmente não ficar perdido.

Vamos conhecer algumas delas?

Alfabeto Turístico

Conhecido também como alfabeto aeronáutico, seu uso tem o objetivo de anular qualquer engano quanto à grafia. Veja um exemplo: para o nome José, basta soletrar – Juliet/Oscar/Sierra/Eco.

Este alfabeto é utilizado mundialmente em todo o setor turístico, e como já citamos, serve para melhorar a comunicação e evitar erros de entendimento ao soletrar um nome, uma cidade ou qualquer outra palavra.

Pense, por exemplo, na dificuldade que um japonês teria para entender o sobrenome Kubitschek, ou até, pessoas que falam o mesmo idioma mas não conseguem entender. Além disso, num bilhete aéreo, nomes precisam estar escritos corretamente, caso contrário, o passageiro não embarca.


Alfabeto fonético utilizado pelas principais empresas e organismos no mundo.

Códigos das principais cidades nacionais e internacionais

São muito utilizados em passagens aéreas e nos aeroportos do mundo todo.

Seu objetivo é claro: facilitar o entendimento com os mais diversos povos do mundo e a inserção de aeroportos nos bilhetes aéreos. Seria impossível colocar o aeroporto Santa Cruz de la Sierra, então coloca-se VVI. E esses códigos aqui, você já conhece? CGH e SDU. Significam Aeroporto de Congonhas em São Paulo e Santos Dumont no Rio de Janeiro, todas as cidades tem o seu próprio código e cada aeroporto também, São Paulo pode ser escrito SAO quando se busca a cidade, CGH já explicado acima ou GRU, que é o Aeroporto de Guarulhos.

Boarding Pass

É o cartão de embarque que permite o acesso do passageiro à sala de embarque, e claro, à aeronave.

Hoje as cias aéreas oferecem diferentes meios para se realizar o check-in e retirar o boarding pass.

O passageiro pode escolher entre o balcão da cia aérea nos aeroportos, as máquinas de autoatendimento, ou ainda para os mais tecnológicos, realizar através de um smartphone conectado à internet por meio de aplicativos, sem a necessidade de imprimir o Boading Pass.

Check-in

É apresentação do passageiro no balcão da companhia aérea para despachar sua bagagem e retirar seu boarding pass. Também é a apresentação do hóspede no hotel, ou na locadora de veículos.

Check-out

É a saída do hóspede ou a entrega do veículo à locadora.

Conexão

É considerado conexão quando existe troca de aeronave. É mais demorada que uma escala.

Escalas

São os pousos realizados antes de chegar ao destino do passageiro, sem necessidade de sair da aeronave.

Ao efetivar a reserva, faça uma checagem para saber se o seu voo é direto ou se tem escalas. Este item influi diretamente no tempo de duração da viagem.

Early check-in

É uma solicitação feita ao hotel com objetivo de permitir que hóspede entre horas antes do início efetivo da diária.

O early check-in deve ser previamente solicitado, e cabe ao hotel, cedê-lo ou não ao hóspede sem qualquer custo, ou mediante ao pagamento de taxa extra.

Isso é uma decisão do hotel e está condicionado a disponibilidade de quartos.

E-ticket

Conhecido também como eletronic ticket, nada mais é que o bilhete aéreo. Lembramos que o bilhete é pessoal e intransferível.

No-show

Esse nome é dado quando o passageiro não comparece para embarque dentro do prazo regulamentar. Isso também vale para hotéis. O no-show acarretará em cobrança de multas.

Overbooking

Nome mais conhecido de toda lista “turismês”, acontece quando a cia aérea realiza venda de assentos superior à capacidade do avião, e poderá ficar em lista de espera.

Regras Tarifárias

As cias aéreas oferecem diversos perfis de tarifas e cada uma delas têm uma regra tarifária. É importante o passageiro checar qual perfil de tarifa ele se encaixa, pois quanto mais barata for a tarifa mais restrições ela terá. Nas regras tarifárias, a cia aérea informa restrições de horários, se o voo permite parada e penalidades, como por exemplo:

  • No-show;
  • Se o passageiro fez o check-in e não cancelou com pelo menos 30 minutos antes do voo;
  • Remarcações e alterações;
  • Cancelamento.

Traslado

É um serviço de transporte em vans ou outros tipos de veículos, do aeroporto para hotel e vice-versa. Ou ainda, deslocamento ponto a ponto para qualquer destino previamente estabelecido pelo passageiro e a empresa de traslado.

Taxas

Os bilhetes aéreos contam com algumas taxas na hora de sua compra, são taxas aeroportuarias ou comissionamento de agencias etc. Você consegue localizar no seu bilhete como Taxa de Embarque e também como Taxa DU ou RAV (Remuneração do agente de viagens).

Voucher

É o documento que comprova a reserva de um carro ou hotel, estando descritos os serviços adquiridos e o valor pago.

Agora você já conhece um pouco melhor esse universo do turismo, nem é tão complicado não é mesmo? Como fica o seu nome no alfabeto aeronáutico?